SAIBA MAIS

/Informação ao Paciente > Fraturas Subtrocantéricas de Fêmur

Fraturas Subtrocantéricas de Fêmur

São fraturas em que parte do traço ocorre entre o pequeno trocânter e um ponto 5cm distal a este. O mecanismo de lesão normalmente é por trauma direto. São encontradas em 2 grupos distintos de pacientes: no primeiro estão os idosos que sofreram uma queda de própria altura com trauma leve, ocorrendo fratura devido à baixa qualidade óssea; no segundo grupo estão pacientes jovens que sofreram um trauma de alta energia e politraumatismo ou em ferimentos por arma de fogo.

Os dois principais problemas ao se tratar fraturas subtrocantéricas são pseudoartose e retardo de consolidação, além de complicações como encurtamento, deformidade angular e rotacional. Estas
complicações ocorrem devido alguns fatores: a região subtrocantérica é formada por osso cortical (que apresenta vascularização mais pobre que o osso esponjoso transtrocantérico), que geralmente apresenta cominuição; outro fator importante é a grande carga biomecânica presente nesta região, dificultando o sucesso dos implantes utilizados.

Clique aqui para ler o informativo completo

Postado em: agosto 10th, 2015 | Categoria: Informação ao Paciente | 0 comentário(s)